
A imigração é um problema complexo e que origina outros. Os imigrantes vivem em condições desumanas, muitas vezes na pobreza porque não recebem o devido salário. É um número elevado e preocupante que por sua vez leva também ao desemprego. Ou seja, se há muita gente a imigrar em excesso e ainda por cima ilegalmente, depois as pessoas desse país não vão ter trabalho. Logo, isso vai originar o desemprego.
Se essa imigração passasse a legal, era controlada, logo os imigrantes iam ter melhores condições de vida e mais direitos e com melhores salários. Nesse país, também não iria haver tanto desemprego, uma vez que a imigração era controlada.
Pode-se também referir que há certos casos em que os imigrantes não recebem um tratamento digno e vão emigrar para outro país, à procura de uma vida melhor, e em certos casos não é isso que acontece. Pois, eles trabalham muito, para às vezes não receberem quase nada e até passarem fome.
Assim, podemos afirmar que se trata de uma questão de desigualdade social, uma vez que essas pessoas não têm quaisquer direitos.
Por fim, pode-se concluir que a imigração ilegal não é boa nem para os imigrantes, nem para o próprio país, uma vez que causa desemprego.
Patrícia Esteves, 11º A