No passado dia 21 de março, a turma do 11ºC, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizou uma visita de estudo à Unidade Hospitalar de Tomar, organizada pelos professores Ana Santos e Jorge Estrela.
A visita, no âmbito das disciplinas de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, Saúde e Gestão e Organização dos Serviços de Cuidados de Saúde, teve como objetivos: caracterizar as diferentes unidades e serviços tendo em conta a natureza da prestação de cuidados na rede nacional de cuidados de saúde; identificação da tipologia do equipamento e materiais por serviço; reconhecer e contextualizar as técnicas de higiene, conforme a eliminação fisiológica numa unidade hospitalar; identificar os diversos passos da higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos; distinguir as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão do profissional de saúde que podem ser executadas sozinho.
A turma teve a oportunidade de visitar e observar o Serviço Central de Esterilização e o Serviço de Oftalmologia. No Serviço de Esterilização observou-se as diferentes etapas da Esterilização, desde a lavagem até ao armazenamento, visionou-se os esterilizadores, o embalamento e a monitorização. Observámos também uma sala de armazenamento e uma sala onde é feito o encaminhamento do material esterilizado para outras unidades hospitalares/saúde, tais como as do Entroncamento, de Torres Novas e centros de saúde de Tomar.
Já no serviço de Oftalmologia, a turma pode observar as salas de internamentos. Visitou-se os quartos, a enfermaria, as casas de banho, a sala de sujos (lixo) e o armazém, onde estão todos os materiais utilizados pelo Serviço de Oftalmologia. Podemos também observar os elevadores, que estão classificados de acordo com a sua função: para transporte de visitas; para transporte de doentes; para transporte de profissionais; para o transporte de limpos; para transporte de sujos.
Com esta visita, e com todo o esclarecimento das enfermeiras, conseguimos perceber melhor o nosso papel como técnicos auxiliares de saúde num hospital, e que não servimos apenas para “limpar”. O nosso papel numa unidade hospitalar é muito importante. Somos fundamentais para o bom funcionamento de uma unidade hospitalar.
Vanessa Silva nº 21
Supervisão pedagógica e científica:
professora Ana Santos e professor Jorge Estrela