1er Avril: Poisson d’Avril

Este slideshow necessita de JavaScript.

No passado dia um de abril, o Clube de Francês celebrou mais uma tradição francesa: o famoso Poisson d’avril.

Como é do conhecimento geral,  o dia um de abril é o dia das mentiras e das partidas. Em França, esta efeméride é conhecida por Poisson d’avril (peixe de Abril).

Tudo começou quando o rei francês, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia um de Janeiro como início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito a chegar à população, facto que dificultou o conhecimento desta alteração.

Anteriormente, a festa de Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de Março até ao dia um de Abril. Algumas pessoas, mais tradicionalistas, não gostaram da mudança e continuaram a fazer a tal comemoração nesta data, tornando-se alvo de chacota por parte das pessoas que adotaram a nova data. Deste modo, surgiu a ideia pregar partidas, enviando-lhes presentes estranhos ou convites para festas que não existiam. Também era hábito pregar partidas aos pescadores, dado que era a época da desova e estava proibida a pesca. Eram, então lançados arenques aos rios e gritava-se “poisson d’avril”.

Atualmente, nas escolas francesas, os alunos penduram sorrateiramente peixes de papel nas costas dos colegas e dos professores.

Esta brincadeira também chegou à nossa escola no dia 1 de abril e muitos professores e alunos foram apanhados pelo Poisson d’Avril.

               Foi divertido e ninguém levou a mal!

Alunos do Clube de Francês e profª Clara Neves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: