A Prisão não é a única solução

prisãoindex

prisãoindex

Há temas do mundo contemporâneo demasiado importantes para que deixemos os outros resolver e discutir sobre eles, sem neles participarmos.

A substituição de penas de prisão por serviços à comunidade é um destes temas. Será que devemos lutar por esta mesma substituição? Sim, devemos.

Defender esta ideia não me parece difícil. Existem uma infinidade de argumentos que poderia utilizar para sustentá-la, no entanto optarei por referir apenas dois, que é o que considero suficiente para a clarificar.

Primeiramente, esta medida deve ser adotada, como meio de quem comete crimes ajudar o país e minimizando os gastos do estado. Quantos relatórios e notícias saem que referem o dinheiro gasto com os reclusos? Exato, demasiados. Exemplificando: uma pessoa comete um crime e é entregue à justiça. Já na prisão, que faz ela? Como pessoa que é tem necessidades, necessidades essas de que não pode ser privada. Tem necessidade de se alimentar, tem necessidade de higiene, tem necessidade de um espaço… O estado assegura-    -lhe tudo isto e ela nada faz. Por enquanto! Pois no futuro deve-se pensar em atividades que ela possa desempenhar de modo a equilibrar esta situação. Não dar só “despesa” mas também algum rendimento.

Por outro lado, esta medida deve ser implementada de modo a ajudar à integração dos reclusos. Ao servir a comunidade este poderá sentir-se mais útil, poderá ajudá-lo a interagir com o mundo, poderá a evitar o isolamento. Parece-me mesmo que uma pessoa que esteja com a cabeça ocupada em algo se sinta melhor! O ser humano tem capacidades que mais nenhum ser tem e por isso só tem é que as desenvolver.

Parece simples, e na verdade, até o é. O futuro passa por serviços à comunidade em vez de penas de prisão. A prisão não é a única solução!

Mariana Silva, 11ºA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: