Leituras livres…

Este slideshow necessita de JavaScript.

A massificação da utilização dos computadores pessoais, tablets e smartphones é um fenómeno que tem possibilitado o acesso livre e gratuito à informação e à cultura como nunca antes tinha acontecido.

O livro, enquanto meio de transmissão de conhecimento, cultura e como forma de recreação, é um elemento marcante das sociedades modernas, sendo inquestionável a sua relevância para a evolução da humanidade.

Da união entre o mundo da tecnologia e a tradição da escrita sob a forma de livro nasceu o ebook, em 1940, segundo uns, em 1971, segundo outros, pela mão de Michael Hart, fundador do Projeto Gutenberg, o mais antigo produtor de livros electrónicos do mundo.   Esta segunda data é mais consensualmente aceite como sendo a data de nascimento deste tipo de media.

Hoje podes encontrar, facilmente, milhares de ebooks gratuitos (e legais) na Internet. Para tirares partido dessas enormes bibliotecas disponíveis on-line, podes usar um organizador de bibliotecas como o Calibre (disponível para Linux, OS X e Windows) ou o FBReader, entre muitos outros, para Android. Com estes programas poderás navegar por estas bibliotecas e fazer o download dos livros que mais gostas. Podes encontrar mais informação sobre como ler estes livros aqui.

Se quiseres pesquisar diretamente em algumas das maiores bibliotecas digitais da Internet, segue os links que se seguem:

Project Gutenberg

Free-eBooks

Feedbooks

Biblioteca Digital Camões

Ler eBooks – 50 sites com ebooks gratuitos

Texto: professor João Pinheiro

Fotos: capturas de ecrã dos respetivos sites

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: