
Imigração ilegal e direitos humanos
Cada vez mais o número de imigrantes ilegais aumenta, pessoas de diversos países subdesenvolvidos procuram melhores condições de vida noutros países.
Muitas das vezes são mulheres grávidas e até crianças que partem em condições miseráveis dando o resto do dinheiro que tinham para conseguirem sair em busca de uma vida melhor para si e para os seus filhos.
Destas viagens grande parte termina mal, com acidentes e mortes, muitas vezes devido a necessidades banais como acender uma fogueira para o seu próprio aquecimento ou devido às más condições do transporte ou à sobrecarga do mesmo.
Os poucos que conseguem chegar ao seu objetivo enfrentam ainda muitas dificuldades, podem conseguir entrar no país ilegalmente e viver a vida que procuravam, mas também correm o risco de serem descobertos, sendo, na maior parte dos casos, repatriados.
Imigrantes ilegais são pessoas como qualquer outra, por isso também têm os seus direitos, tanto à vida como a terem um tratamento digno e condições apropriadas e necessárias ao seu bem-estar, assim, apesar das suas situações, também merecem todo o apoio e as condições necessárias.
Cláudia Coluna, 11ºA