VISITA DO SR. MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Clica aqui para veres a reportagem fotográfica completa.)

No passado dia 10 de dezembro, o sr. Ministro da Educação e Ciência, prof. Doutor Nuno Crato visitou o Agrupamento.

Do programa constava a inauguração das novas instalações na Escola Básica de Mação, seguida de uma sessão, no auditório da Escola Sede, subordinada ao tema: Projeto de Partilha Pedagógica com Timor.

Cerca das 16:40h, o sr. Ministro, juntamente com outras individualidades, nomeadamente o sr. Diretor Geral dos estabelecimentos Escolares, Dr.José Alberto, professores oriundos de Timor, acompanhados dos respetivos Diretores de Escola chegaram à escola Básica de Mação.

Na sala polivalente do bloco C, os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo brindaram todos os presentes com a apresentação de algumas músicas de Natal, seguindo-se a apresentação dos discursos do sr. Presidente da Câmara Municipal de Mação e o sr. Ministro da Educação. A visita às instalações da Escola Básica encerrou esta primeira etapa.

Seguidamente, todos os presentes foram recebidos no auditório da escola sede do Agrupamento. Esta sessão iniciou-se com a bonita declamação de um poema de Fernando Pessoa, pela aluna Clara do 7º ano, seguindo-se a Francisca Correia, que, brilhantemente, entoou três fados. A sessão prosseguiu com a apresentação, pelo Diretor, José António Almeida, dos principais projetos que norteiam a vida do Agrupamento e também com uma retrospetiva da presença do professor timorense, Carlito Ximenes Fernandes, no Agrupamento, à qual se seguiu um emocionado discurso do próprio Carlito. A emoção de todos os presentes era grande, as lágrimas não brilhavam só nos olhos dos professores timorenses… Todos quiseram partilhar as suas experiências e vivências, o reconhecimento e gratidão estiveram presentes nas palavras e corações dos professores timorenses. Afinal, viveram tantas coisas novas, aprenderam tanto, sentiram tanto…

A visita terminou com um jantar no Restaurante pedagógico do Agrupamento, confecionado e servido pelos alunos dos cursos de Cozinha e Serviços de Restauração. O sr. Ministro teve oportunidade de constatar, «in loco», que estes cursos profissionais não funcionam bem apenas nas escolas profissionais, também as escolas direcionadas para outras ofertas educativas os podem ministrar com excelência.

As emoções estavam longe de terminar. Em local de destaque, encontrava-se um bolo que pretendia homenagear os dois países: Portugal e Timor, através do desenho das bandeiras de ambos os países.

No dia 19 de dezembro estes professores timorenses partirão rumo às suas famílias e país. Desejamos que este Projeto de Partilha possa ter continuidade no futuro e, a estes profissionais, que não esqueçam o que aprenderam e possam, tanto quanto possível, replicar estes conhecimentos junto da comunidade timorense!

A Todos um Feliz Natal!

Texto: professora Rufina Costa

Fotos: professor João Pinheiro

e

professora Margarida Cardoso

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: