O mundo presta homenagem a Nelson Mandela

Nelson Mandela

Nelson Mandela

Faleceu Nelson Mandela. O mundo presta-lhe homenagem.

Viveu 95 anos (1918-2013). Foi advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Era visto como o Pai da Pátria da moderna nação sul-africana. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 e era considerado o mais importante líder da África Negra. Esteve preso durante 27 anos, em consequência da sua luta contra o apartheid (segregação racial). *

Durante o seu julgamento em Rivonia, em Outubro de 1963, Nelson Mandela proferiu as seguintes palavras:

“Dediquei toda a minha vida à luta do povo africano. Lutei contra o domínio dos brancos e lutei contra os negros. Lutei pelo ideal de uma sociedade democrática e livre, onde todas as pessoas pudessem viver em harmonia e ter igualdade de oportunidades. É um ideal que eu espero ver cumprido. Mas, se necessário, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer.”

Nelson Mandela – Benjamin Pogrund

No domingo, 11 de fevereiro de 1990 quando foi posto em liberdade perante os jornalistas que aguardavam a sua saída da prisão falou ao mundo dizendo: “Saúdo-vos em nome da paz, da democracia e da liberdade.”

O facto de Nelson Mandela ter passado todos aqueles anos preso, por causa das suas convicções políticas, era o que despertava a curiosidade das pessoas. Mais ainda, quando se sabia que várias vezes lhe fora oferecida a libertação, que firmemente recusara pelo ideal que defendia- a liberdade do povo negro da África do Sul e, a abolição do apartheid.

Nelson Mandela fica para a História como um dos heróis do Séc. XX, que lutou por um mundo mais justo e tolerante. O seu nome será certamente recordado em conjunto com outros grandes nomes, como os de Mahatma Gandhi e Martin Luther King.  Também eles promoveram grandes mudanças, no séc. XX, sobretudo pela via pacífica.

* Na África do Sul durante a vigência do apartheid, os africanos brancos tinham o direito ao voto, enquanto os cidadãos negros não eram autorizados a votar, apesar de constituírem a maioria da população do país, entre muitas outras desigualdades.

 Professora: Fátima Gonçalves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: