Mint, menta em português, é o nome da distribuição Linux que te apresentamos hoje.
De acordo com a informação disponível na sua página, o objetivo do Linux Mint é produzir um sistema operativo moderno, elegante e confortável, que seja ao mesmo tempo potente e fácil de usar.
Tendo nascido em 2006, o Linux Mint é hoje o quarto sistema operativo mais usado, depois do Microsoft Windows, do Apple MacOS e do Ubuntu (Linux) da Canonical.
Algumas das razões do sucesso do Linux Mint são:
- Vem com suporte multimedia completo e é extremamente fácil de usar.
- É gratuito e de código fonte aberto.
- É desenvolvido por uma larga comunidade. Os utilizadores são encorajados a enviar o seu feedback para o projeto para que as suas ideias possam ser usadas para melhorar o Linux Mint.
- É baseado em Debian e Ubuntu e oferece cerca de 30.000 pacotes de software e um dos melhores gestores de software que existem.
- É seguro e confiável. Graças a uma política conservadora de abordagem da atualização de software, a um Gestor de Atualizações único e à robustez da arquitetura Linux, o Linux Mint necessita de pouquíssima manutenção (sem reposições, sem antivirus, sem anti-spyware, etc…).
E nós estamos em condições de te garantir que é mesmo assim. Desde a sua instalação, que demora menos de 30 minutos, até à sua rapidez de utilização, este sistema é extremamente fácil e agradável de usar.
Experimenta e diverte-te!
Texto e tradução: professor João Pinheiro