O projeto
O principal objetivo do Parlamento Europeu dos Jovens é proporcionar aos jovens estudantes de nacionalidade portuguesa da faixa etária dos 16 aos 22 anos de idade, a oportunidade de participar numa experiênia democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.
Os bastidores
A preparação da atividade decorreu ao longo do segundo período letivo e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar que contribuiu para a angariação de fundos e de bens, efetuada pelas turmas envolvidas direta ou indiretamente no projeto e pelas professoras e alunos membros do Clube Europeu.
A temática
Welcome to the 28th National Selection Conference of EYP Portugal, welcome to EYP Fairytales – Dreaming in a Real World.
“Fairy tales were not my escape from reality as a child; rather, they were my reality – for mine was a world in which good and evil were not abstract concepts, and like fairy-tale heroines, no magic would save me unless I had the wit and heart and courage to use it wisely.”
Terri Windling
Teambuilding
Foto da equipa de repórteres do PEJ
Os espetaculares jogos de quebra gelo serviram para descontrair e descomprimir antes das sessões de assembleia geral.
Aldeia Portuguesa
Eurovillage, because mythical creatures must eat!
Fotos de Sílvia Ramadas
Ham, filhoses and maranhos were our favourites of Mação and we found out they produce olive oil, water and air. What? It’s a saying, as they are one of the less polluted regions in Portugal. They have brought enough food for the whole session!
Foi assim que a equipa de imprensa descreveu a participação de Mação na Aldeia Portuguesa, na primeira edição do jornal interno do PEJ.
A Aldeia Portuguesa pretende dar a conhecer o que de melhor se produz a nível gastronómico na região de onde as escolas são oriundas. Também é tradição mostrar um pouco mais sobre os trajes típicos, danças tradicionais e roteiros turísticos de cada região.
O Euroconcerto
O Euroconcerto consiste numa apresentação artística, como por exemplo uma peça musical, uma dança ou uma declamação. A última noite do evento é exclusivamente dedicada ao lado artístico e criativo dos delegados. A delegação de Mação gravou o video que podes ver aqui.
A delegação
As impressões das professoras
No que concerne aos alunos, eles estão de parabéns. Pela atuação em grupo, pelas ideias e iniciativas transmitidas dentro do grupo onde cada um estava inserido. Ao longo dos dias encontrámos algumas “chairs” dos nossos alunos que nos transmitiram exactamente essa mensagem.
Nós éramos a escola mais a sul representada, a seguir a nós Coimbra e depois Amarante, Mangualde, Marco de Canaveses, etc. Podemos observar que aqueles alunos e ao contrário dos nossos, provenientes de um meio pequeno, são aguerridos, têm o dom da palavra e mostram-se à vontade com ela para conduzir um debate ao mais alto nível como se estivessem a discursar em plena assembleia da república.
Também quisemos saber como conseguem adquirir tamanhas competências e ficámos a saber que algumas escolas organizam o PEJ entre escolas do mesmo concelho. Por exemplo Marco de Canaveses tem 15 escolas. Ora aqui aparece o nosso problema de dimensão mas ainda assim quisemos mais informação e apurámos que só para o funcionamento organizativo são precisos 35 alunos. Mediante esta falta de massa estudantil teremos de agir para que de alguma forma, por exemplo em sessões preparatórias, possamos treinar os nossos alunos e dar-lhes a noção de uma consciência mais alargada do mundo para compensar este requisito que lhes falta.
Texto de Anabela Martins
As impressões dos nossos alunos
Foto da equipa de repórteres do PEJ
Os quatro dias que passámos no PEJ, foram uma experiência realmente enriquecedora, em todos os sentidos, pois não foram apenas quatro dias a falar sobre o nosso tema e a construir um discurso para apresentar na assembleia, foram quatro dias de algo novo, em que passámos o tempo todo a falar inglês (tanto que no final do dia quando nos juntávamos todos, parecia que falávamos inglês naturalmente uns para os outros). Passámos o tempo a fazer pequenos jogos para nos conhecermos melhor uns aos outros (em que um dos meus favoritos foi o street fighters) e jogos para nos dar energia no dia em que tivemos de construir o discurso para apresentar na assembleia (esse foi o dia mais stressante e cansativo). Na assembleia suponho que tenha sido um dos locais em que não se consegue bem saber o que se sentir, pois não era divertido estar a ouvir discussões, mas também não era aborrecido, era simplesmente interessante (e o tempo passava a correr). Além de tudo isto, só tenho a acrescentar que o tempo que lá estive, passou a voar (tanto no primeiro dia como no último).
O meu conselho para os alunos que queiram experimentar esta fantástica experiência: Preparem-se para dias de algo completamente novo e espetacular, com noites muito mal dormidas. Vale muito a pena participar neste projeto!
Édi Duarte 11ºA
Foto da equipa de repórteres do PEJ
O PEJ, Parlamento Europeu dos Jovens (ou EYP – European Youth Parliament – como lhe chamamos em inglês) foi uma experiência única e diferente de qualquer outra que já vivi. Durante os quatro dias que passei em Viseu conheci pessoas incríveis, alarguei os meus horizontes e tive a oportunidade de fazer a minha voz ser ouvida, de dar a minha opinião e lutar por ela. Vivi momentos de pressão e nervosismo, momentos de reflexão, momentos de trabalho, mas também momentos de muita alegria e diversão. Posso, no entanto, admitir que apenas nos últimos minutos desta tão incrível experiência me apercebi do quão enriquecedora tinha sido, a todos os níveis, e do quanto eu iria sentir saudades das pessoas, dos lugares, dos momentos… E já sinto!
Ana Martins 11º A
Foto da equipa de repórteres do PEJ
Abriu-se a porta para uma imensidão de oportunidades nos passados dias 11,12,13 e 14 de Abril – aquando da ocorrência do European Youth Parliament. Definitivamente foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis: não só ao nível do Inglês e de cultura geral como era de esperar, mas também a nível pessoal.
Foram quatro dias bastante intensos e engane-se quem pensa que foi só trabalhar. Apesar das longas horas em ‘Committee Work’ bem como durante a ‘General Assembly’ houve tempo para conhecer pessoas diferentes de diferentes culturas. As primeiras horas foram essenciais para que o “quebrar do gelo”. Também as noites ficaram marcadas: a ‘Aldeia Portuguesa’, o Euro-concerto e ainda a festa alusiva aos contos de fadas.
Uma única oportunidade para mostrar tudo o que valemos e temos de melhor e confesso que só no fim é que me dei conta do que me tinha sido proporcionado. Sem dúvida que aplaudo o projeto e toda a equipa por detrás de tudo isto. Espero agora ansiosamente pelo PEJ de Verão, na expetativa de repetir a experiência – agora mais bem preparada e com uma nova perspetiva.
Teresa Rosa 11º A
Foto da equipa de repórteres do PEJ
O parlamento europeu dos jovens foi uma excelente experiência.
Aprendi imenso não só vocabulário mas também a respeitar os outros, a trabalhar em equipa, aprendi jogos novos, fiz novos amigos e partilhei experiências.
Foram dias divertidos, trabalhosos e exaustivos, dias de correria mas no fim tudo valeu a pena.
A minha equipa estava a trabalhar no tema sobre desemprego e problemas sociais mais uma vez aprendi imenso sobre esse assunto. A parte que mais custou foi atacar os meus amigos.
Foram 4 dias proveitosos e cheios de histórias e experiências que nem eu nem os meus colegas iremos negar contar.
Marisa Lourenço 10ºA
Os agradecimentos
O sucesso da atividade deveu-se também à colaboração e disponibilidade da Direção da nossa escola, à recetividade da Câmara Municipal de Mação, à ajuda dos funcionários, à participação de professores, alunos, ex-alunos, Encarregados de Educação e elementos da comunidade envolvente, que prontamente aceitaram colaborar connosco.
Até sempre
Foto da equipa de repórteres do PEJ
A equipa do Clube Europeu