XXVIII Sessão de Seleção Nacional do PEJ 2013 – Viseu

O projeto

O principal objetivo do Parlamento Europeu dos Jovens é proporcionar aos jovens estudantes de nacionalidade portuguesa da faixa etária dos 16 aos 22 anos de idade, a oportunidade de participar numa experiênia democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.

Os bastidores

A preparação da atividade decorreu ao longo do segundo período letivo e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar que contribuiu para a angariação de fundos e de bens, efetuada pelas turmas envolvidas direta ou indiretamente no projeto e pelas professoras e alunos membros do Clube Europeu.

A temática

Welcome to the 28th National Selection Conference of EYP Portugal, welcome to EYP Fairytales – Dreaming in a Real World.

 “Fairy tales were not my escape from reality as a child; rather, they were my reality – for mine was a world in which good and evil were not abstract concepts, and like fairy-tale heroines, no magic would save me unless I had the wit and heart and courage to use it wisely.”

 Terri Windling

Teambuilding

6765_440322629386730_963376_nrealteambuilding

Foto da equipa de repórteres do PEJ

Os espetaculares jogos de quebra gelo serviram para descontrair e descomprimir antes das sessões de assembleia geral.

Aldeia Portuguesa

Eurovillage, because mythical creatures must eat!

65606_527980593915346_959855513_n

  Fotos de Sílvia Ramadas

Ham, filhoses and maranhos were our favourites of Mação and we found out they produce olive oil, water and air. What? It’s a saying, as they are one of the less polluted regions in Portugal. They have brought enough food for the whole session!

Foi assim que a equipa de imprensa descreveu a participação de Mação na Aldeia Portuguesa, na primeira edição do jornal interno do PEJ.

A Aldeia Portuguesa pretende dar a conhecer o que de melhor se produz a nível gastronómico na região de onde as escolas são oriundas. Também é tradição mostrar um pouco mais sobre os trajes típicos, danças tradicionais e roteiros turísticos de cada região.

 O Euroconcerto

O Euroconcerto consiste numa apresentação artística, como por exemplo uma peça musical, uma dança ou uma declamação. A última noite do evento é exclusivamente dedicada ao lado artístico e criativo dos delegados. A delegação de Mação gravou o video que podes ver aqui.

A delegação 

532948_525524354160970_404674997_ndelegação

As impressões das professoras

No que concerne aos alunos, eles estão de parabéns. Pela atuação em grupo, pelas ideias e iniciativas transmitidas dentro do grupo onde cada um estava inserido. Ao longo dos dias encontrámos algumas “chairs” dos nossos alunos que nos transmitiram exactamente essa mensagem.

Nós éramos a escola mais a sul representada, a seguir a nós Coimbra e depois Amarante, Mangualde, Marco de Canaveses, etc. Podemos observar que aqueles alunos e ao contrário dos nossos, provenientes de um meio pequeno, são aguerridos, têm o dom da palavra e mostram-se à vontade com ela para conduzir um debate ao mais alto nível como se estivessem a discursar em plena assembleia da república.

Também quisemos saber como conseguem adquirir tamanhas competências e ficámos a saber que algumas escolas organizam o PEJ entre escolas do mesmo concelho. Por exemplo Marco de Canaveses tem 15 escolas. Ora aqui aparece o nosso problema de dimensão mas ainda assim quisemos mais informação e apurámos que só para o funcionamento organizativo são precisos 35 alunos. Mediante esta falta de massa estudantil teremos de agir para que de alguma forma, por exemplo em sessões preparatórias, possamos treinar os nossos alunos e dar-lhes a noção de uma consciência mais alargada do mundo para compensar este requisito que lhes falta.

Texto de Anabela Martins

As impressões dos nossos alunos

524216_440185372733789_1227145157_nediduarte

Foto da equipa de repórteres do PEJ

Os quatro dias que passámos no PEJ, foram uma experiência realmente enriquecedora, em todos os sentidos, pois não foram apenas quatro dias a falar sobre o nosso tema e a construir um discurso para apresentar na assembleia, foram quatro dias de algo novo, em que passámos o tempo todo a falar inglês (tanto que no final do dia quando nos juntávamos todos, parecia que falávamos inglês naturalmente uns para os outros). Passámos o tempo a fazer pequenos jogos para nos conhecermos melhor uns aos outros (em que um dos meus favoritos foi o street fighters) e jogos para nos dar energia no dia em que tivemos de construir o discurso para apresentar na assembleia (esse foi o dia mais stressante e cansativo). Na assembleia suponho que tenha sido um dos locais em que não se consegue bem saber o que se sentir, pois não era divertido estar a ouvir discussões, mas também não era aborrecido, era simplesmente interessante (e o tempo passava a correr). Além de tudo isto, só tenho a acrescentar que o tempo que lá estive, passou a voar (tanto no primeiro dia como no último).

O meu conselho para os alunos que queiram experimentar esta fantástica experiência: Preparem-se para dias de algo completamente novo e espetacular, com noites muito mal dormidas. Vale muito a pena participar neste projeto!

Édi Duarte       11ºA

524014_440182412734085_574153233_nanamartins

Foto da equipa de repórteres do PEJ

O PEJ, Parlamento Europeu dos Jovens (ou EYP – European Youth Parliament – como lhe chamamos em inglês) foi uma experiência única e diferente de qualquer outra que já vivi. Durante os quatro dias que passei em Viseu conheci pessoas incríveis, alarguei os meus horizontes e tive a oportunidade de fazer a minha voz ser ouvida, de dar a minha opinião e lutar por ela. Vivi momentos de pressão e nervosismo, momentos de reflexão, momentos de trabalho, mas também momentos de muita alegria e diversão. Posso, no entanto, admitir que apenas nos últimos minutos desta tão incrível experiência me apercebi do quão enriquecedora tinha sido, a todos os níveis, e do quanto eu iria sentir saudades das pessoas, dos lugares, dos momentos… E já sinto!

Ana Martins   11º A

558084_441472972605029_528642716_nteresarosa

Foto da equipa de repórteres do PEJ

Abriu-se a porta para uma imensidão de oportunidades nos passados dias 11,12,13 e 14 de Abril – aquando da ocorrência do European Youth Parliament. Definitivamente foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis: não só ao nível do Inglês e de cultura geral como era de esperar, mas também a nível pessoal.

Foram quatro dias bastante intensos e engane-se quem pensa que foi só trabalhar. Apesar das longas horas em ‘Committee Work’ bem como durante a ‘General Assembly’ houve tempo para conhecer pessoas diferentes de diferentes culturas. As primeiras horas foram essenciais para que o “quebrar do gelo”. Também as noites ficaram marcadas: a ‘Aldeia Portuguesa’, o Euro-concerto e ainda a festa alusiva aos contos de fadas.

Uma única oportunidade para mostrar tudo o que valemos e temos de melhor e confesso que só no fim é que me dei conta do que me tinha sido proporcionado. Sem dúvida que aplaudo o projeto e toda a equipa por detrás de tudo isto. Espero agora ansiosamente pelo PEJ de Verão, na expetativa de repetir a experiência – agora mais bem preparada e com uma nova perspetiva.

 Teresa Rosa            11º A

549100_439595792792747_1656929157_nmarisalourenço

Foto da equipa de repórteres do PEJ

O parlamento europeu dos jovens foi uma excelente experiência.
Aprendi imenso não só vocabulário mas também a respeitar os outros, a trabalhar em equipa, aprendi jogos novos, fiz novos amigos e partilhei experiências.
Foram dias divertidos, trabalhosos e exaustivos, dias de correria mas no fim tudo valeu a pena.
A minha equipa estava a trabalhar no tema sobre desemprego e problemas sociais mais uma vez aprendi imenso sobre esse assunto. A parte que mais custou foi atacar os meus amigos.
Foram 4 dias proveitosos e cheios de histórias e experiências que nem eu nem os meus colegas iremos negar contar.

Marisa Lourenço   10ºA

Os agradecimentos 

O sucesso da atividade deveu-se também à colaboração e disponibilidade da Direção da nossa escola, à recetividade da Câmara Municipal de Mação, à ajuda dos funcionários, à participação de professores, alunos, ex-alunos, Encarregados de Educação e elementos da comunidade envolvente, que prontamente aceitaram colaborar connosco.

Até sempre

547557_441473495938310_1048641828_nteambuilding

Foto da equipa de repórteres do PEJ

A equipa do Clube Europeu

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: