As 10 tecnologias mais promissoras de 2013

Esta notícia chega-nos sugerida pelo professor João Gonçalves.

Global Agenda Council on Emerging Technologies (Conselho para a Agenda Global sobre Tecnologias Emergentes), parte do World Economic Forum (Fórum Económico Mundial), identificou as dez tecnologias com maior potencial para provocar um impacto significativo na nossa sociedade a curto ou médio prazo.

Isto é, são as tecnologias que é mais provável que venham a ser desenvolvidas, provocando uma alteração nos hábitos de milhões de consumidores de todo o mundo.

As 10 tecnologias são, então, as seguintes:

1. Veículos elétricos online

Apesar dos carros elétricos ainda serem uma novidade já se fala no próximo passo: a distribuição de energia elétrica aos veículos enquanto eles se encontram em movimento, minimizando a necessidade de parar para “abastecer” e aumentando significativamente a autonomia destes veículos. A autonomia dos carros elétricos tem sido um dos principais fatores de crítica à adoção generalizada.

Já estão a decorrer testes com este tipo de carros na Coreia do Sul.

2. Impressão 3D

A impressão 3D, de que já falámos anteriormente aqui e aqui, está cada vez mais próxima da secretária do utilizador comum. Há já várias empresas que comercializam dispositivos de impressão 3D, com preços que se podem comparar aos de uma impressora laser de há uns anos atrás.

Há ainda o projeto Rep Rap, que permite a um utilizador construir a sua própria impressora 3D por cerca de 300€.

3. Materiais autorregeneradores

Imaginem um condutor que ao estacionar raspa com a porta do carro num muro. Normalmente é uma fonte de grande frustração para o condutor, mas os materiais com autorregeneração podem mudar esta situação completamente. Estes materiais, inspirados pelo comportamento dos organismos vivos, são capazes de reparar, sozinhos, pequenos danos.

4. Purificação eficiente de água

Apesar do nosso planeta estar coberto por cerca de 70% de água, na verdade a água disponível para consumo é uma pequena fração. A maior parte da água está nos oceanos e é demasiado salgada para ser consumida. Alguns países têm grandes necessidades de água potável, que apenas conseguem obter a partir da água do mar, retirando-lhe o sal, num processo chamado dessalinização. A dessanilização é um processo relativamente simples, mas caro porque necessita de utilizar muita energia. Estão a aparecer, no entanto, novos métodos de dessalinizar a água de forma muito mais eficiente, o que irá provocar uma grande mudança na qualidade de vida das populações com poucos recursos hídricos potáveis, mas que vivem à beira-mar (como, por exemplo, em pequenas ilhas).

5. Utilização e conversão do dióxido de carbono

O dióxido de carbono é apontado como um dos principais responsáveis do aquecimento global e têm-se procurado formas de diminuir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Até ao momento ainda não há nenhuma tecnologia que consiga realmente resolver este problema, mas há algumas que se apresentam como cada vez mais viáveis.

6. Nutrição melhorada

O desenvolvimento de técnicas de análise do genoma permite compreender melhor as necessidades nutritivas do ser humano. Podem assim ser criados suplementos alimentares melhor adaptados às reais necessidades de cada indivíduo, promovendo uma melhor qualidade de vida e diminuindo as doenças provocadas por erros alimentares.

7. Sensores remotos

Esta área, bastante genérica, tem sofrido uma enorme evolução nos últimos anos e não mostra sinais de abrandar o seu ritmo de desenvolvimento. Os sensores remotos permitem captar informação à distância (desde alguns centímetros até muitos quilómetros,  dependendo do sensor). Permitem, por exemplo, na área das ciências médias, detetar o ritmo cardíaco ou a pressão arterial de um indivíduo e agir em caso de necessidade. Também podem ser usados entre veículos para trocarem informação sobre o estado da estrada ou para detetar lençóis de água subterrânea, etc.

8. Distribuição precisa de medicamentos através de nanotecnologia

A nanotecnologia (construção de dispositivos mecânicos tão pequenos que apenas podem ser vistos ao microscópio) pode vir a permitir a entrega de medicamentos apenas nos locais e às células que deles precisem. Atualmente quando recebemos um medicamento este espalha-se por todo o nosso corpo, chegando a todas as células, quer precisem desse medicamento ou não. Isto é um grande desperdício de medicamentos e pode provocar até alguns efeitos secundários.

9. Circuitos fotovoltaicos orgânicos

Os circuitos eletrónicos que usamos atualmente baseiam-se na utilização de silício. Apesar de o silício ser um material bastante barato, o processo de construção dos circuitos é bastante complexo e dispendioso. Usando materiais orgânicos será possível obter um tipo de circuitos eletrónicos equivalentes mas a um custo muito mais baixo, pois poderão ser até criados por uma simples impressora de jato de tinta (usando um tinteiro com uma “tinta” especial, claro). Espera-se que esta tecnologia permita, por exemplo, criar de forma muito barata os coletores de energia solar, acelerando muito a adoção desta fonte de energia e diminuindo o consumo de combustíveis fósseis.

10. Reatores nucleares e reciclagem de lixo nuclear

A energia nuclear já é usada há mais de 50 anos, mas sempre com grande perigo (Chernobyl, Fukushima), com grandes custos e criando um tipo de lixo muito difícil de tratar (lixo nuclear).

Uma nova geração de reatores promete ser mais segura, mais simples e gerar lixo nuclear em menor quantidade e menos perigoso, reutilizando até algum lixo dos reatores mais antigos.

E tu? Tens alguma ideia de qual vai ser a próxima tecnologia que vai revolucionar o mundo?

Fontes:

http://forumblog.org/2013/02/top-10-emerging-technologies-for-2013/

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/dez-tecnologias-emergentes-para-2013-1585260

Professor Ilídio Vicente

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: