Os alunos do 6.ºAno visitaram o Palácio Nacional de Mafra nos dias 12 (6.ºC/D) e 22 de novembro (6.ºA/B).
A visita foi organizada no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal e teve a colaboração de docentes de Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Moral e Religiosa Católica, e de Educação Especial.
A visita de estudo teve como principais objetivos: consolidar as aprendizagens curriculares no âmbito do poder absoluto; enquadrar a obra de arte enquanto património cultural e artístico; contactar com o esplendor do estilo barroco; despertar o gosto pela História de Portugal e promover a interdisciplinaridade.
Os alunos foram divididos em dois grupos e usufruíram de uma visita guiada subordinada ao tema “A representação do poder absoluto.”
A visita guiada realizada ao Palácio Nacional de Mafra percorreu diversas salas tendo os alunos oportunidade de contactar com diversas obras de arte representativas do século XVIII, bem como observar o modo de vida da família real e a ostentação do luxo.
Os alunos observaram o esplendor do estilo barroco ao percorrerem as principais salas do palácio, ao observarem a basílica e a biblioteca.
Existiu por parte de alguns alunos o interesse em ver esclarecidas dúvidas, sendo estas prontamente respondidas pelas guias que acompanharam os dois grupos.
Lígia Silva
(Professora de H.G.P.)