Dicas Linux – Gnome 3

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentro do universo de programas usados pelos utilizadores não há software mais usado que o chamado “gestor de janelas”. Este programa é, em termos simples, o responsável pela transmissão à máquina das ordens que o utilizador lhe dá através de cliques, “gestos” ou texto. É, em resumo, o substituto da linha de comandos que tanto medo metia (e ainda mete) a quem queria usar computadores há uns anos atrás…

A maioria dos sistemas operativos modernos trazem um desses programas maravilhosos de origem, destinado a fazer a ponte entre o utilizador e a máquina do modo que o criador do sistema operativo idealizou.

É o caso dos vários Windows, neste momento com o Desktop Window Manager, e dos Apple, que usam o seu próprio “gestor de janlas”. Porém, nestes dois sistemas, os seus utilizadores têm de se limitar ao que lhes é oferecido ou pagar para usar um gestor diferente, no caso do MAC OS.

No universo Open Source, em especial no mundo Linux, as opções são várias. Temos o Gnome, na sua terceira versão, o KDE, o Enlightenment, o Unity, para citar alguns dos mais populares. E todos eles se podem encontrar na maioria das distribuições e usar em alternância, sendo gratuitos.

Neste momento quero destacar o Gnome 3. A sua funcionalidade é surpreendente, tal como a sua beleza. A abertura de aplicações processa-se de forma intuitiva, podendo-se facilmente mudar as aplicações de ambiente de trabalho. Cada aplicação abre num novo ambiente, sendo possível ter inúmeros abertos ao mesmo tempo. A navegação entre aplicações pode ser feita através da combinação de três teclas ou com uma única tecla seguida de clique de rato. Funcional!

Podemos também, com a escrita direta no ambiente de trabalho, efetuar buscas na Wikipédia, no Google, nas aplicações e ficheiros ou nos contactos. Simples e agradável. E tudo com a rapidez característica dos sistemas Linux.

E pronto, agora que já te despertei a curiosidade, só tens de ir aqui para fazeres o download duma distribuição que vai mudar a cara monótona do teu PC. 😀

Texto: professor João Pinheiro

Capturas de ecrã do site http://www.gnome.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: