Ilha do Corvo

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ilha do Corvo, com uma área de 17 km quadrados, cerca de 6 km de comprimento por 4km de largura, é a ilha mais pequena e também a que se situa mais a norte do arquipélago dos Açores. Formada por um só vulcão do tipo central, que esteve ativo pela última vez há cerca de dois milhões de anos.

O Monte Gordo, que é o vulcão que forma a ilha, tem uma cratera de abatimento. Nela podem-se observar várias lagoas e pequenas “ilhotas”. O ponto mais elevado da ilha é o Morro dos Homens, com 718 metros de altitude.
Todo o litoral é alto e íngreme, formando o cone central do vulcão tendo a exceção da parte Sul da ilha na qual se localiza a Vila do Corvo, a única povoação da ilha.
A ilha localiza-se sob a placa tectónica norte americana a ocidente do rifte da Crista Média Atlântica, sendo a atividade sísmica pouco regular em comparação com as restantes ilhas. A sua atividade tectónica é controlada por falhas orientadas aproximadamente norte-sul, paralelas à Crista Médio Atlântica e por falhas transformantes com direção este-oeste, que segmentam o vale do rifte. Unido à erosão marinha, a ilha enfrenta erosão provocada pelos ventos.
A extremidade noroeste da ilha constitui a Ponta Torrais, saliente e notável, em costado aguçado e com cimeiras pontiagudas, tendo na sua face norte um pequeno ilhéu cónico. Na costa norte e noroeste existe outro pequeno ilhéu, o Ilhéu do Torrão, e alguns recifes imersos arriscados para viagens náuticas.

Pesquisa de informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corvo_(A%C3%A7ores)

Trabalho elaborado por:

António Louro 10ºA Nº3

Cláudia Gaspar 10ºA Nº7

Orientação pedagógica: professora Helena Antunes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: