Vamos prevenir a Obesidade nos Jovens!

Segundo a Organização Mundial da Saúde [OMS], a obesidade é considerada uma doença que face à sua elevada prevalência a nível mundial, é vista como a epidemia global do Século XXI.

A OMS, reconhece que presentemente a obesidade “tem uma prevalência igual ou superior à da desnutrição e das doenças infecciosas, pelo que considera que se não forem tomadas “medidas drásticas para prevenir e tratar a obesidade, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025.” Assim, a obesidade é uma doença crónica, atinge homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades, com enorme prevalência nos países desenvolvidos. É actualmente considerada, a seguir ao tabagismo, como a segunda causa de morte susceptível de prevenção.

Tem-se verificado uma preocupação crescente sobre a relação de uma alimentação desequilibrada durante a infância e a manifestação de determinadas doenças na idade adulta.

A preocupação com as questões da obesidade é um facto com visibilidade nacional, traduzida no Programa Nacional de Combate à Obesidade (2005). Essa preocupação também está presente na Unidade de Saúde Pública do Zêzere. Neste contexto, surgiu o projecto de Combate à obesidade nos jovens, com o título “Põe-te na Linha”, que se encontra neste momento em fase de implementação nalguns concelhos do ACES II – Zêzere. Pretendemos que os jovens obesos e/ou com excesso de peso adquiram conhecimentos, capacidades e competências no que respeita à alimentação saudável / hábitos de vida saudáveis que lhes permitam combater o problema com eficácia. A metodologia utilizada traduz-se na formação de grupos de entreajuda constituídos por jovens que tenham excesso de peso, com o apoio de técnicos de saúde, nomeadamente, enfermeiros, nutricionista, professora de educação física, psicóloga e médicos de saúde pública, que se reunirão no Centro de Saúde, semanal ou quinzenalmente.

Por isso, se és jovem, tens excesso de peso, queres ser activo e saudável e claro, queres ter novas amizades, junta-te ao nosso grupo, onde podes adquirir: autoconfiança e motivação para mudares o teu estilo de vida com a adopção de hábitos alimentares saudáveis, estimulação para a prática de actividade física e actividades que te ajudam na perda de peso.

Nuno Barreta (Unidade de Saúde Pública do Zêzere)

Ana Salgueiro (Agrupamento de Escolas Verde Horizonte)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: