Em homenagem ao 25 de abril de 1974, dia em que os populares e os militares reclamaram os seus direitos, e conseguiram restituir a Democracia a Portugal, a minha turma fez uma exposição dos trabalhos de pesquisa realizados nas aulas de Estudo Acompanhado.
Os alunos pesquisaram informações na biblioteca da escola, com recurso a livros e através da Internet.
Alguns alunos redigiram a biografia das personagens mais importantes durante o Estado Novo, tais como António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.
Outros alunos escreveram a biografia de quatro capitães de abril, de dois cantores das músicas que serviram de sinal para a revolução de abril e de alguns políticos que se destacaram na luta contra a ditadura salazarista.
Para além das biografias, também foram escritos textos relativos às restrições à liberdade de expressão, de reunião e de associação ocorridas durante o governo de Salazar, nomeadamente: Censura, PIDE, União Nacional, Organizações Juvenis e Militares (Mocidade Portuguesa e Legião Portuguesa).
Da exposição também faziam parte alguns cartoons relacionados com o 25 de abril de 1974 através dos quais se satirizava a realidade portuguesa durante o Estado Novo.
Para enfeitar a exposição, a professora Isabel Nunes e alguns alunos fizeram cravos de papel.
A professora Lígia Silva imprimiu diversas imagens de modo a ilustrar cada um dos trabalhos realizados pelos alunos do 6.ºA.
E com todos a trabalhar um bocadinho, a exposição começou a compor-se, até que ficou pronta!
Texto escrito por: Raquel Parente Nº: 17 do 6.ºA
Fotografias: Lígia Silva (professora de H.G.P.)