Poetas imortais

Luís Vaz de Camões é o maior poeta nacional, afamado como Homero, Virgílio ou Dante.

   Toda uma nação se identifica com o seu génio literário que imortalizou a idade dourada de Portugal e passou a sua memória para a posterioridade.

   As origens deste grandioso e ilustre poeta português estão envoltas em mistério: quer a data, talvez 1524, quer o local de nascimento são incertos, e várias cidades contendem entre elas a honra.

   Membro de uma família nobre mas empobrecida, o poeta pôde, apesar disso, estudar em Coimbra e obter um posto na corte de Dom João III.

   Entre 1547 e 1549 esteve, como muitos outros jovens do seu tempo, em Marrocos a lutar contra os Mouros e foi aqui que Camões perdeu um olho.

   Em 1553, em Lisboa, envolveu-se numa rixa com um oficial do rei e foi obrigado a partir para a Índia.

   Após um naufrágio, prisioneiro e sem dinheiro, passou dezassete anos vagueando pela Índia, China e Moçambique. Foi neste período que Camões escreveu a sua obra-prima, Os Lusíadas (1572), que relata a história da aventurosa viagem de Vasco da Gama até à Índia. Além de prestar homenagem ao grande navegador, o poeta compôs uma obra épica que glorificava Portugal: lendas e mitos são interligados com um relato de toda a história da nação lusitana, como se quisesse reafirmar a soberania portuguesa num momento em que a Espanha representava uma ameaça crescente.

   Em 1580, no mesmo ano em que Filipe II de Espanha atravessou a fronteira para se autoproclamar rei de Portugal, Camões morreu de peste na mais absoluta pobreza.

   Desconhece-se o lugar onde foi sepultado, mas os portugueses prestaram homenagem ao “príncipe dos poetas” no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde o sarcófago de Camões está ao lado do seu herói, Vasco da Gama.

Prof. Ana Gameiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: