Poetas imortais

Luís Vaz de Camões é o maior poeta nacional, afamado como Homero, Virgílio ou Dante.

   Toda uma nação se identifica com o seu génio literário que imortalizou a idade dourada de Portugal e passou a sua memória para a posterioridade.

   As origens deste grandioso e ilustre poeta português estão envoltas em mistério: quer a data, talvez 1524, quer o local de nascimento são incertos, e várias cidades contendem entre elas a honra.

   Membro de uma família nobre mas empobrecida, o poeta pôde, apesar disso, estudar em Coimbra e obter um posto na corte de Dom João III.

   Entre 1547 e 1549 esteve, como muitos outros jovens do seu tempo, em Marrocos a lutar contra os Mouros e foi aqui que Camões perdeu um olho.

   Em 1553, em Lisboa, envolveu-se numa rixa com um oficial do rei e foi obrigado a partir para a Índia.

   Após um naufrágio, prisioneiro e sem dinheiro, passou dezassete anos vagueando pela Índia, China e Moçambique. Foi neste período que Camões escreveu a sua obra-prima, Os Lusíadas (1572), que relata a história da aventurosa viagem de Vasco da Gama até à Índia. Além de prestar homenagem ao grande navegador, o poeta compôs uma obra épica que glorificava Portugal: lendas e mitos são interligados com um relato de toda a história da nação lusitana, como se quisesse reafirmar a soberania portuguesa num momento em que a Espanha representava uma ameaça crescente.

   Em 1580, no mesmo ano em que Filipe II de Espanha atravessou a fronteira para se autoproclamar rei de Portugal, Camões morreu de peste na mais absoluta pobreza.

   Desconhece-se o lugar onde foi sepultado, mas os portugueses prestaram homenagem ao “príncipe dos poetas” no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde o sarcófago de Camões está ao lado do seu herói, Vasco da Gama.

Prof. Ana Gameiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s