Carnaval

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aproxima-se o Carnaval e os alunos das salas número um e número quatro, do Jardim de Infância de Mação puseram mãos à obra. Junto dos mais velhos procederam á recolha de informação sobre tradições de outros tempos. Ficaram a saber que na zona de Mação era habitual os homens vestirem-se de mulheres, chamavam-lhes as Matrafonas. Não havia palhaços nem grande consumismo, mas as pessoas divertiam-se à séria: pregavam partidas unas às outras, levando os vasos de flores para o adro da igreja, trocando os animais e as carroças de palheiros…atirando farinha e ovos. No dia de Carnaval fazia-se o ultimo baile, antes de começar a quaresma pois até à Pascoa, não eram permitidas as danças.

A gastronomia também tinha as suas tradições: Comia-se a cabeça do porco com grão (durante a quaresma, não se podia tocar em carne, pelo menos os mais pobres que não tinham dinheiro para pagar o direito a esse privilégio). O arroz doce era visita obrigatória na mesa do carnaval.

Recolhemos também alguns provérbios relativos a esta quadra.

Com toda esta informação recolhida, decidimos utiliza-la para elaborar um grande cartaz que se destina a participar num concurso organizado pela Biblioteca Municipal de Mação e que se destina a decorar as ruas durante o desfile de Carnaval. Assim podemos partilhar com toda a comunidade a nossa “Matrafona Maçanica( o carnaval de outros tempos)”.

Esperamos que pelo menos para os mais velhos, este projecto lhes traga algumas doces memórias.

Educadoras Fátima Filipe e Perpétua Marques

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: