Quem sou eu?

Alguém um dia me perguntou quem eu era, como se a resposta a essa pergunta se resumisse ao nome que os meus pais me atribuíram quando criança ou a uma imensurável lista de adjectivos como a que os vendedores apresentam aos potenciais compradores com as características dos produtos. Porém, ao tentar formular uma resposta satisfatória, compreendi que tentar definir quem sou eu é deveras mais complexo que elaborar a descrição de uma máquina de sumos. Depois de reflectir, compreendi que a única forma de tentar saber quem eu sou é conhecer quem eu não sou.

Posso assegurar que já não sou a assustada menina de três anos que chorou no primeiro dia do jardim-de-infância por se ver afastada dos mimos da avó nem sou a pequena de cabelo curto e de joelhos esgadanhados que passava as manhãs a jogar à bola e as tardes a escalar árvores.

Atesto também que já não sou aquela que usava óculos, aparelho nos dentes e adorava computadores nem a pré-adolescente que adorava preto e era fã de hard rock.

Contudo, acredito profundamente que todas elas, apesar de já não serem quem eu sou, continuam bem presentes na minha vida e contribuíram para a pessoa que me tornei, pois a melhor parte de cada uma delas continua a existir em mim.

Assim, eu creio que com o passar do tempo a vida nos vais moldando sem nunca nos transformar completamente pois, à medida que vamos vivendo, os nossos gostos mudam, os nossos pensamentos alteram-se e, por conseguinte, a nossa personalidade acaba por se modificar, mas aquilo que fomos continuará para sempre em nós. Igualmente acredito que devido a essa constante mudança é impossível responder seguramente à questão “Quem sou eu?” e tal como Geraldo Eustáquio afirmou: “Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?

Susana Farinha Nº20 12ºA

(no âmbito da disciplina de Português)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s