QUEM SOU EU?

Nasci, cresci e tornei-me o que sou. O que sou? Talvez uma pessoa comum, simples, que chora e sorri como outra qualquer. Do passado nada deixou marca, mas, provavelmente, tudo me marcou, tudo me tornou o que hoje sou, a minha personalidade, a minha maneira de viver, a minha forma de estar, ser e sonhar.

Passei por momentos importantes e inesquecíveis, mas também passei por momentos importantes e dos quais nem sequer me lembro, por exemplo, o dia em que nasci. Nesse dia, eu surgi para a vida, neste local, nesta terra em que todos os dias vejo o sol nascer, nesta família. Há dias em que acordo e sinto que faço parte do Universo, noutros questiono a razão da minha existência. Sem dúvida que se sou o que sou, o devo às pessoas que me rodeiam e me deram esta educação de que me orgulho.

Desde cedo, talvez pelos meus cinco anos, quando dei o primeiro pontapé numa bola, apaixonei-me por algo que ainda hoje preenche grande parte do meu ser – o desporto, mais
concretamente, o futebol. Sonhei que queria entrar em campo com fé e sair com uma vitória. Tudo muda, tudo passa, mas esta paixão permanece. O futebol foi para mim o despertar do espírito de aventura e hoje leva-me a lutar com garra pelos desafios com que diariamente me confronto.

Lembro-me da criança que fui, daquilo que sentia. Tinha eu os meus nove anos quando uma pequena / grande audição de piano me esperava. Entrei na sala, dominada pela ansiedade, com os nervos à flor da pele e um olhar envergonhado, sentei-me ao piano, ignorei o pequeno público que me aguardava e repentinamente senti-me confiante, serena e concretizei com êxito a minha actuação.

Provavelmente, estes e outros momentos fizeram de mim a personagem que hoje interpreto. Mas serei eu o ser mais puro e humano deste suposto Universo? Ou não serei nada mais que eu? O que sou, não sei. O que fui, contei. O futuro será uma das muitas caixas por abrir que encontrava naquele sótão quando era pequenina. A incerteza do que sou é a minha única certeza.

Maria João Serras, Nº13, 12ºA

(no âmbito da disciplina de Português)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: