LyX

O LyX é um processador de documentos que encoraja uma abordagem à escrita baseada na estrutura dos teus documentos (WYSIWYM) e não simplesmente na sua aparência (WYSIWYG).

O LyX combina o poder e a flexibilidade do TeX/LaTeX  com a facilidade de utilização duma interface gráfica.  Isto resulta na criação de conteúdos matemáticos (através dum editor de equações perfeitamente integrado) e em documentos estruturados como artigos académicos, teses e livros  de primeiro plano.  Adicionalmente, o apoio para a criação de referências bibliográficas e criação de índices está incluído na versão standard. Podes também usar o LyX para criar uma carta, um romance, uma peça de teatro ou o guião para um filme. Uma vasta gama de modelos de documentos, prontos a usar, já estão também incluídos.

O LyX é ideal para pessoas que querem que os seus documentos tenham uma aparência espectacular logo à partida. Não é necessário mais trabalho com pormenores de formatação como o tipo de letra ou acertos de margens. Tu só tens de escrever. No ecrã o LyX parece um processador de texto comum; o seu resultado impresso — ou o seu PDF rico em referências cruzadas, que se pode prontamente criar —  é inigualável.

O LyX é disponibilizado sob a licença Free Software/Open Source License, corre em Linux/Unix, Windows e Mac OS X, e está disponível em várias línguas.

Texto adaptado de LyX pelo professor João Pinheiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s