Programas a custo zero (2)

Continuando a ronda pelo mundo do software gratuito e open source, hoje vamos ver alguns utilitários “úteis”, tanto em tempo de férias como em tempo de aulas.

Segurança

Em termos de segurança informática a primeira palavra que vem à cabeça é “vírus”. É essencial ter um bom anti-vírus instalado e atualizado (isto se forem utilizadores de Windows, os utilizadores de outros sistemas operativos não precisam de se preocupar muito). Existem muitos anti-vírus gratuitos mais ou menos bons, como o AVG, AVira, Comodo, etc, mas pela sua simplicidade e eficácia vamos destacar o Microsoft Security Essentials. É produzido pela Microsoft e gratuito para uso pessoal. É bastante leve e atualiza-se frequentemente. É uma ajuda preciosa para manter aqueles irritantes vírus de pen USB fora do nosso computador.

Compressão

Podem não saber o que é “compressão”, mas se disser “ficheiros zip” ou “ficheiros rar” já sabem do que estou a falar. Existem muitos métodos de compressão de ficheiros, o ZIP e o RAR são apenas dois dos mais conhecidos e usados (pelo menos no mundo Windows, os utilizadores linux costumamos usar outros formatos). A aplicação 7-Zip foi originalmente criada para lidar com 7 tipos de compressão (daí o nome), mas atualmente suporta bastante mais. Além de ter tamanho muito pequeno (e portanto é rápido a descarregar e executar) existe uma versão “portable” que pode ser corrida diretamente da pen, sem haver necessidade de instalar nada no computador. Um verdadeiro “must have”. Ah e ainda por cima é open source.

Cópias de segurança

Em relação a cópias de segurança vamos falar de duas aplicações.

Em primeiro lugar o DriveImage XML (existe uma versão free e uma paga). Esta aplicação não é para meros “utilizadores”, é para “power users” que já compreendem algo mais sobre o funcionamento dos PCs. O DriveImage permite fazer uma cópia completa de uma partição (por exemplo a do Windows) mesmo enquanto está a ser usada. Essa cópia pode mais tarde ser usada para fazer a reposição completa do sistema ou para recuperar ficheiros individuais que tenham ficado corrompidos.

A outra aplicação é o Cobian Backup que faz cópias de segurança dos documentos do utilizador, comprimindo-os para ocupar menos espaço. As cópia podem ser enviadas para um disco externo, disco de rede ou CD/DVD.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: