PlanIT Valley – A Cidade que é um computador

O futuro das cidades faz-se em Paredes, perto do Porto!

Um projeto de Steve Lewis, antigo executivo da Microsoft, que pretende construir até 2013, perto de Paredes uma cidade inteira, com 17 quilómetros quadrados!!! Chamam-lhe até a Cidade 2.0.

Mas não é uma cidade “comum”. É uma cidade tecnológica, completamente futurista! Pelas suas ruas existiram milhares de sensores que registarão desde a temperatura ambiente até à presença ou não de carros nas ruas. Tudo isto gerido por um sistema operativo da própria cidade chamado UrbanOS. Os próprios edifícios serão inteligentes, adaptando-se automaticamente às condições ambientais por forma a proporcionar um ambiente confortável aos habitantes, mantendo uma elevada eficiência energética de forma a minimizar o impacto no ambiente.

As previsões apontam para uma diminuição de 60% a 70% no consumo de água e de 30% na criação de resíduos, comparando com uma cidade “tradicional” de tamanho idêntico. Vão ser privilegiados os materiais com baixo custo de produção e manutenção, com alta eficiência energética, pois é dada uma grande importância à ecologia. Apesar do traçado ser ainda segredo, prevê-se que em 2015 tenha uma população de 130 mil habitantes, a maioria ligada com formação em tecnologias e ligadas a empresas de tecnologias que se alojem no parque industrial da cidade. Existirão transportes urbanos gratuitos autónomos (isto é, sem condutor) para levar os habitantes a todos os pontos da cidade.

PlanIT Valley conta já com o apoio de muitas multinacionais das áreas da tecnologia, onde se destaca a Cisco, líder mundial em redes informáticas de alto desempenho e disponibilidade, sem as quais o projeto não seria possível.

É importante repensar a forma como funcionam as cidades, uma vez que, ocupando apenas 2% do território mundial, consomem 75% dos recursos!

A PlanIT Valley será a primeira de um conjunto de cidades 2.0 espalhadas pelo mundo.

Professor Ilídio Vicente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s