TANGRAM CHINÊS

 O Tangram é um jogo antigo Oriental constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo. 

O objectivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as sete peças, sem as sobrepor.

Não se conhece ao certo a origem dotangram. Sabe-se que o primeiro é de origem chinesa (Tangram chinês) e é praticado há muitos séculos em todo o Oriente. várias versões sobre a história do tangram, não se conhece quem é o seu autor, nem precisamente há quanto tempo existe, daí existirem mistérios e lendas sobre a sua origem.

A lenda mais contada é a de que…

“O monge Tai-Jin chamou à sua sala o seu discípulo Lao-Tan, entregou-lhe uma placa quadrada de porcelana, um pote de tinta, um pincel e deu-lhe uma grande missão:

Lao-Tan deveria percorrer o mundo e, tudo o que os seus olhos encontrassem de maior beleza deveria registar na placa de porcelana.

Tremendo de emoção por tão importante tarefa que o mestre lhe confiara, ao sair da sala Lao-Tan deixou cair a placa quadrada de porcelana. Magicamente, a placa de porcelana quebrou-se em sete pedaços de formas geométricas simples como as do nosso jogo.

Preocupado com o que acabara de acontecer, Lao-Tan ajoelhou-se imediatamente para recolher o que restava da mesma. Ao juntar os pedaços, o discípulo identificou uma figura conhecida. Trocou a posição das peças e surgiu uma nova figura. Assim, outras figuras foram-se formando a cada variação de posição dos pedaços. De repente, Lao-Tan percebeu que a sua viagem não era mais necessária, pois com os sete pedaços da placa quadrada de porcelana poderia representar tudo o que de belo existe no mundo.”

 

Joga

 

Texto da aluna Sandra Silva, nº8, 11ºD

e colaboração da Prof. Paula Almeida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s