Comportamentos de Risco

Este slideshow necessita de JavaScript.

A adolescência, é quase por definição, uma idade de riscos e exageros, em que alguns casos, podem trazer graves consequências para o resto da vida. Os comportamentos de risco proliferam em “cada esquina”, em casa… na escola…

É a idade das experiências e das inexperiências, da inconsciência, das aparências e das ilusões, que por vezes levam a um desaparecimento precoce de quem já pensa estar em idade adulta. É a idade dos apelos e das tentações e… o mercado… sabe disso. Aliás, sempre soube.

As docentes de educação especial deste agrupamento de escolas estando conscientes e em alerta nesta problemática, partilharam no passado dia 12 de Janeiro, com a comunidade educativa um momento de reflexão sobre a temática dos comportamentos de risco. Foi com agrado que a plateia do auditório da nossa escola se encheu de alunos, professores e encarregados de educação.

Esta acção foi dinamizada pela Psicóloga Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Dr.ª Conceição Calado, que transmitiu a todos, aspectos relevantes da sua prática clínica no sentido de alertar os presentes para os grandes perigos a que estão sujeitos não só os adolescentes mas também as crianças de faixas etárias inferiores. Foram abordados como “riscos” o consumo do álcool e outras substâncias psicoactivas, a violência entre os jovens (bullyng) e o perigo escondido nas teias das redes sociais. O papel dos pais e encarregados de educação é fundamental e não foi descurado, bem como o dos professores e restantes educadores.

No final do encontro a Pianista Camila proporcionou a todos, momentos de “pura magia”com as peças que vimos e ouvimos, não só no piano mas também no seu violino, foi um exemplo marcante e transversal do qual é possível tirar muitas conclusões. Esta jovem pianista, invisual, Licenciada e a frequentar o Mestrado em piano é a prova de que os “riscos” intrínsecos ou extrínsecos à vida do ser humano podem ser ultrapassados com sucesso.

Queremos realçar, a presença, o apoio e as intervenções muito positivas do Director do nosso Agrupamento de Escolas, Dr. José António Almeida, que incentivou o diálogo entre os participantes e destacou a sua preocupação no combate a estes comportamentos.

Agradecemos a presença e o apoio do Dr. Vasco Estrela (Vereador da Educação da Câmara Municipal de Mação) que firmou a necessidade da realização deste tipo de iniciativas, de forma a sensibilizar e minimizar os problemas resultantes dos comportamentos de risco.

A todos os que participaram, fica o nosso reconhecimento pelo interesse e colaboração. À professora de Música, Cidália Gonçalves, agradecemos a disponibilidade e cooperação neste encontro.

 

Texto das professoras de Educação Especial:

Alice Luís

Ana Neves

Margarida Castanho

Olga Pereira

 

Reportagem fotográfica:

Professor José Gonçalves

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s