TEXTO DE OPINIÃO – AS CRIANÇAS E A GUERRA


Foto: Zoriah

Todos os anos, milhares de crianças, se vêm obrigadas a abandonar as suas casas, os seus pertences e muitas vezes, os seus pais. Outras ainda, acabam por morrer, ou ficam seriamente feridas e com deficiências físicas para o resto da sua vida, devido a guerras de interesses entre nações.
É por esta razão que não irei escrever um texto “com quatro parágrafos, no qual registo a memória da situação vivenciada”, pois certamente, se tivesse vivenciado tal situação, quatro parágrafos não chegariam seguramente para a relatar. Não a tendo vivido nem presenciado, seria enormemente sádico da minha parte, tentar colocar-me naquele lugar. Como é óbvio, nunca sentiria o desespero, a ânsia e o medo que aquela criança, e outras por esse mundo fora, poderão sentir em situação idêntica.
É repulsivo de tal forma para mim tentar vivenciar tal situação, que sinto que é um ultraje à memória de quem realmente já passou por isso. Certamente essas crianças não desejariam passar por tal, logo não vejo qual o benefício de me fazer passar por “vitimado de guerra”.
O único cenário que imagino, é que ter à volta de sete anos de idade, e não saber a razão pela qual milhares de homens passam por mim carregados com armas, disparando sobre outras pessoas, não deverá ser nada agradável, sendo pelo contrário, verdadeiramente traumático. Por respeito à memória de tais crianças que infelizmente passaram por situações desse tipo, e por aquelas que pereceram, fica expressa a minha preferência de não elaborar um texto desse género.

João Coelho, 12.º A
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s